domingo, maio 28, 2006

Fim-de-semana - 1º dia de PRAIA

Mais um dia com a Tita, desta vez para iniciar a época de praia... Não sou muito adepta de praia, muito menos com um encontro de escaladores a decorrer e tive de ficar com ela...

O dia começou cedo com a ida para a praia, até à hora do almoço, almoço no sítio dela preferido... e passeio numa feira que está a decorrer em Alenquer.

O dia foi estafante, tanto para ela como para mim... Mas ela gostou e fez-me prometer que no próximo fim-de-semana repetíamos... (sim sim)

Algumas fotos do dia:
Ínicio das brincadeiras,

Primeira ida à água,Corrida com o primo mais novo que encontrámos na praia, (que não me lembro do nome...)
Mais uma ida à água,
A controlar, O mais perto que estive da água... água pelo tornozelo...
O gelado por todo lado a seguir ao almoço...
A chegada à feira,À espera que as diversões abrissem...

As voltas que nunca mais acabavam... O estado no fim do dia...
Mais um dia...

terça-feira, maio 23, 2006

Death Cab For Cutie

Mais uma banda que gosto, “Death Cab For Cutie”, é uma banda de rock americana, formada em Bellingham, Washington em 1997 e composta por Ben Gibbard, Chris Walla, Nicholas Harmer e Jason McGerr.

O album editado em 2003, “Transatlanticism”, composto por onze músicas: the new year / lightness / title and registration / expo '86 / the sound of settling / tiny vessels / transatlanticism / passenger seat / death of an interior decorator / we looked like giants / a lack of color, vendeu mais de 225,000 cópias e algumas destas músicas foram utilizadas em várias séries e programas de televisão.

Aqui vai a letra de uma música deste álbum...

We Looked Like Giants
by N/A


God bless the daylight,
the sugary smell of springtime

Remembering when you were mine

In a still suburban town

When every thursday i'd break those mountain passes

And you'd skip your early classes

And we'd learn how our bodies worked.

God damn the black night with all it's foul temptation

I become what i always hated

When i was with you then

We looked like giants in the back of my grey subcompact

Fumbling to make contact

As the others slept inside

And together there

In a shroud of frost, the mountain air

Began to pass from every pane of weathered glass

And i held you closer than anyone would ever get

Do you remember the JAMC?

And reading aloud from magazines

I don't know about you but i swear on my name they could smell it on me

I've never been too good with secrets.

No...

And together there

In a shroud of frost and mountain air

Began to pass through every pane of weathered glass

And i held you closer...


Se não conhecem a banda podem seguir o link e ouvir uma das músicas.

domingo, maio 21, 2006

Fim-de-Semana

Depois de passar a tarde de sábado a escalar no farol da guia em cascais de ter encadeado uma via que insistia em não se deixar levar, lá fui dar um ensaio na kind of magic 7c+, desta vez só falhou um pé... estou motivada e nesta via vale a pena dar mais uns ensaios ...
Ao descer da via, escovei as presas do crux tão bem escovadas que o “Texas” foi lá a seguir dar mais um ensaio e encadeou :-D Foi o momento alto do dia!
À noite foi a vez do jantar de anos da “Tia”, uma grande amiga (tem mais de 1,80m ;-) que fez 30 anos! Para os próximos 30 espero que lhe seja conservada a paciência para me aturar e a calma para dizer sempre que "vai ficar tudo bem..." .
O jantar foi seguido de discoteca (com músicas dos anos 60, 70, 80...) onde fomos abanar o capacete... até às tantas da manhã.
.

Às 10 da manhã, já estava a caminho para mais um dia de escalada, ainda meia a dormir rumo a Montejunto onde tinha estado já no fim-de-semana passado.

Desta vez o frio começou a apertar cedo e resolvi fazer logo a seguir a duas vias de aquecimento, a via que queria encadear antes que começasse a congelar... e desta vez a via “Regresso dos Dementes” (7a+) , saiu logo no 1º ensaio :-D .

Guapíssima a via!!

Depois, foi só bater o dente com polares e blusão de penas vestido a dar segurança ao dALAI que insistia em voar na ultima protecção antes do top...


Mais uma semana de treino e trabalho pela frente...

terça-feira, maio 16, 2006

Domingo - Montejunto Novo

No domingo fomos escalar até Montejunto, com o tempo a ajudar, depois de duas vias de aquecimento, começaram os encadeamentos de vias que deram algum trabalho, mas no final um enorme prazer.
Algumas fotos de uma das vias do dia:
As fotos foram tiradas pelo Carlos Pereira e o dALAI deu-me segurança.

sábado, maio 13, 2006

Obras, obras e mais obras

Mais um dia em casa a controlar as obras , como já estou tão farta, resolvi dar uma ajuda... e pôr as mãos à obra...

Não foi por muito tempo confesso, mas ficou uma obra-prima ;-)

Algumas fotos:

A caiar a entrada, não escalei mas fiquei com as mãos brancas na mesma...
A obra-prima... E o controlo das obras, apesar da seca deu muito menos trabalho...
Já não falta tudo... mais meia dúzia de secas e está finalmente aberta a época do churrasco ;-)

domingo, maio 07, 2006

Puzzle

Um amigo enviou-me esta noite esta foto minha... segundo ele que não é escalador "escalar é como encontrar a superficie de um quadrado para poder subir..!" Tenho amigos estranhos... mas que fazem coisas engraçadas ;-)
A transformação da foto foi feita pelo Rui Carmona...

Dia da Mãe

Porque tudo tem uma história, o dia da mãe não é uma excepção.

Se tiverem curiosidade leiam o texto que se segue, senão saltem para o último paragrafo:-)

Há historiadores que reclamam as comemorações do Dia da Mãe às mais antigas festividades decorrentes na Grécia antiga, aquando da Festa da Primavera, na qual se honrava a Mãe dos Deuses - Rhea.

Também em Roma, a Mãe era celebrada em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos, mesmo antes do nascimento de Cristo.
No século XVII, a Inglaterra popularizou o "Domingo da Mãe" nos dias que antecediam o Domingo de Páscoa, como homenagem a todas as mães de Inglaterra, sendo mesmo concedido um dia de folga para que se celebrasse este dia.

O Cristianismo instituiu a festa da "Igreja Mãe", verdadeira força espiritual capaz de proteger os homens de todos os males. Habitualmente, esta festa da Igreja foi sendo associada também à celebração do "Domingo da Mãe".

Nos Estados Unidos, as comemorações do Dia da Mãe foram sugeridas, pela primeira vez, por Julia Ward Howe no ano de 1872, um dia cujo significado fora assumidamente associado a um dia de Paz contra o flagelo da Guerra Civil.

Porém, o verdadeiro Dia da Mãe é comummente associado a Anna Jarvis., que aos 41 anos de idade, perdera a sua mãe e decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais, para além de incentivar os laços familiares. Foi em 1907 que Anna empreendeu o esforço necessário à instituição do Dia da Mãe. Com a ajuda de seus amigos, iniciou uma campanha por correio com vista a obter apoio de congressistas, políticos influentes e personalidades da sociedade norte-americana, com o objectivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia da Mãe.
Os seus esforços tiveram o efeito desejado e foi a 10 de Maio de 1908 que pela primeira vez numa cerimónia religiosa, Anna Jarvis honrou sua Mãe.Para adornar a cerimónia foram utilizados cravos vermelhos, a flor favorita da mãe de Anna. Desde então, os cravos vermelhos converteram-se no símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram.
A primeira proclamação do Dia da Mãe deu-se três anos depois, em 1910, instituída pelo Governador do Estado da Virgínia, Estados Unidos. Um ano depois, o Dia da Mãe foi a pouco e pouco sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, no Continente Africano e na América do Sul.
Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo o mundo.

Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser comemorado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Sendo também o Dia 13 de Maio ainda hoje associado às comemorações da Mãe. Porém, actualmente foram instituídas as comemorações do Dia da Mãe, no primeiro Domingo do mês de Maio.
Eu já fiz o meu papel e dediquei parte do dia à minha, almoço fora, presentes, passeio, se ainda não fizeram nada, ainda vão a tempo porque – Mãe há só uma! E a minha merece, porque passo dias sem dar noticias e lá liga ela toda preocupada... "Essas coisas da escalada são tão perigosas, tu tem cuidado..." :-)

Maratona de Escalada

A tarefa não se avizinhava fácil, mas a missão lá foi cumprida.

Depois de um bivaque de pouco mais de 3 horas, sobre uma humidade e um frio elevado às 5:30h da manhã a equipa estava a começar a escalar no sector micro-ondas no Vale de Poios...

A maratona de escalada por equipas iniciou-se a essa hora e durou até às 20:30, 15horas a escalar pelos diversos sectores do vale de Poios.

Foi mais uma iniciativa alucinada da Irmandade da Topalhada e mais uma vez muito bem sucedida.

Contou com a participação de mais de uma centena de participantes, distribuídos por equipas de 4 elementos.

A minha equipa (Econauta) ficou em 3º lugar, com um total de 74 vias encadeadas.

Foi uma experiência estafante mas muito divertida.

Já para não falar no jantar... mas esses são sempre de alucinar... vejam pelas fotos...

O único senão do dia foi ter apanhado muito frio e muito sol e ter ficado completamente rouca, com uma voz muito... mas muito pior do que é habitual ;-)
Algumas fotos do dia:
- 5:30h da manhã, início da escalada ainda de noite...
- Vista panorâmica do vale, com nevoeiro;
- Ricardo Belchior a escalar e o Fred a dar segurança;
- Sector micro-ondas umas horas depois...- Sector Nuestros Hermanos;

- O meu estado k.o. no fim do dia;

- O fantástico jantar;- A equipa Econauta; (só para a fotografia...)

- Macau...

- Ricardo Belchior...

- Frederico Silva...

- eu...

- eu e o Magnum um dos membros alucinados da irmandade;
- A entrega de prémios para finalizar;

Foi um evento como há muito não se via em Portugal, espero que se repita em breve... Desde que não comece tão cedo, porque o meu relógio não está preparado para estes horários ;-)

terça-feira, maio 02, 2006

Tim a solo " Um e o Outro"


Sete anos depois de "Olhos Meus", Tim aventura-se novamente num projecto a solo.

Desta vez, edita "Um e o Outro", um álbum onde o rock se encontra com outras sonoridades.
Entre elas, está o fado.
O sucessor de "Olhos Meus" (1999), apresenta 11 temas, as versões para 'Estrela do Mar', de Jorge Palma, 'Epitáfio', dos brasileiros Titãs e “Fado do Encontro” um dueto com a fadista Mariza.
Aqui vai a letra da minha preferida...

"Fado do Encontro"
Letra: Tim

Tim: Andando, cantando
Tenho o sol à minha frente
Tão quente, brilhante
Sinto fogo à flor-da-pele
Tão quente
Beijando como se fosses tu
Mariza: Ao longe, distante
Fica o mar no horizonte
Ele por certo
Onde a tua alma se esconde
Tão quente, esperando
Esse mar es tu
Tim: Pode a noite ter outra cor
Pode o vento ser mais frio
Os Dois: Pode a lua subir no céu
Eu já vou descendo o rio
Mariza: Na voz, revolta
Os Dois: Fecho os olhos, penso em ti
Mariza: Tão perto, que desperto
Os Dois: Há uma alma à minha frente
Tão quente
Beijando, por certo que és tu
[Instrumental]
Os Dois: Pode a lua subir no céu
E as nuvens a noite toldar
Pode o escuro ser como breu
Acabei por te encontrar
Mariza: Vou andando, cantando
Os Dois: Tive o sol à minha frente
Tim: Tão quente
Mariza: Brilhando
Os Dois: E a saudade me deixou
Para sempre
Por certo
Mariza: Meu amor és tu

Se quiserem já sabem ;-)

Climb Climb Climb...

Este fim-de-semana a escalada foi entre duas escolas, Buracas do Casmilo e Poios.

Esteve bastante calor e o ambiente esteve sempre animado.


Escalámos os 3 dias nas duas escolas, alternando para ir tentando fugir das vias ao sol o que nem sempre foi bem sucedido e o resultado já que não escalava foi um valente escaldão...

Apesar de estarmos divididos os jantares foram sempre com todos e bastante engraçados.

À noite a conversa alucinada na horizontal a ver as estrelas, à procura da “ursa” e do pentágono formado pela última estrela da cauda da ursa ;) ... ai ai aqueles jantares...


Algumas fotos destes dias:


Entrada de acesso ao vale...
Sector "Micro-ondas"...
E mais uma tentativa para mover o calhau que insiste em se manter no caminho...
Ensaio na via Equinócio, nas Buracas do Casmilo, que tem movimentos fantásticos...

No final do 2º dia, já não havia dedos, nem pele que resistisse ao calor...A saída da falésia já ao pôr do sol...

Na próxima semana voltamos para a maratona..!