domingo, setembro 27, 2009

Novas vias - Montejunto

Depois de dois fins-de-semana a desbravar mato, terminamos de equipar uma nova via em Montejunto Velho. A via fica do lado esquerdo da El Manco e ficou com o nome de "Ménage à Trois" (a amarelo na foto).

Tem 3 largos fáceis, ideais para quem se quer iniciar nas vias de desportiva com vários largos.

O 1º largo, tem cerca de 15 metros e é 4º grau, o 2º largo, cerca de 10 metros e é 4º grau e o 3º largo tem cerca 10 metros e é 4º+.
A via tem 2 reuniões e top com mosquetão

Para fazer a via de uma só vez é necessária uma corda de 70 metros.

Do lado esquerdo desta nova via, abrimos uma via em clássica, 5º grau, que tem o top em comum com a "Ménage à Trois" e tem o nome de "Fratura Exposta" (a vermelho na foto).
Ter atenção que a via tem um grau de exposição elevado, uma vez que a rocha na parte inferior está muito fraturada.

Eu a provar a via depois de equipada.

A Zeca a desfrutar na via.O Madeira na "Fratura Exposta".Croqui das vias.

1 comentário:

  1. Boa noite Marisa,
    Parabéns por enveredares no trabalho dos "escovadores-e-limpa-matos" com a abertura de vias.

    Acerca das novas vias que abriram tenho apenas uma observação a fazer, porque me parece que um largo que vocês traçaram na foto coincide bastante com a via "O Falcão e a falcatrua", uma via aberta de baixo, a proteger com tri-cams e cordinos, em Outubro de 2007 por mim e pela Salomé e com a colaboração do António Vale.
    Na altura ainda pensamos em convertê-la em desportiva dado o carácter da generalidade da escola e chegamos a marcar os pontos com pequenos orifícios de 8mm, um deles deve encontrar-se próximo donde montaram a 1ªa reunião. Efectivamente não avançamos em consideração a posição do responsável da PPSM no Centro de Interpretação enquanto não fosse clarificada a Carta de Desporto.

    Em Setembro do ano passado publiquei uma foto com o traçado da dita via, e pedia-te o favor de verificares se coincide, já que tão cedo não devo ter tempo de ir ao Montejunto:

    http://www.flickr.com/photos/_ferman_/2869771653/in/set-72157608246750230/

    De qualquer forma, espero ter oportunidade de ainda este ano ir lá ver esses traçados por esse flanco da parede que tanto tempo esteve esquecido.
    Se achares que o tema merece, podes responder p/fermanloper@gmail.com


    cumprimentos
    Fernando Pereira

    ResponderEliminar