Na próxima semana começo mais uma saga do programa Praia-Campo, um mês inteiro de praia (que eu gosto mt...) a coordenar uma equipa de monitores.
Quando fiz as contas vi que comecei a fazer o programa à 9 anos... e cada ano a motivação é sempre a de “ há-de passar rápido...”
Mas hoje o post não é sobre a Praia-Campo, hei-de escrever qualquer coisa durante o mês...
Na sequência da P.C., e sob intimidação da “tia”, lá fui fazer um curso de socorrismo que segundo ela até dava jeito e tal... e como ela é grande e não tenho hipótese de lhe dizer que não... no inicio da semana lá fui com a Carina (que lá trabalha) e com a minha falta de paciência habitual com o pensamento de “ a esta hora devia era estar a treinar....” .
Mas curiosamente logo na segunda-feira, dou com uma realidade bastante diferente da que estava à espera... O curso bastante prático, divertido e com coisas tão úteis e básicas que podem fazer a diferença entre salvar uma vida ou perdê-la.
O formador, sempre com a resposta pronta, transmitiu ao grupo os conteúdos de modo claro sem perder a sua boa disposição que era contagiante. Mesmo quando na prática, tal meninos de escola o chamávamos 20 vezes... “ó Luís não me lembro, ó Luís olhe o nó, ó Luís o garrote está bem feito?, ó Luís o boneco não enche, ó Luís “anda” cá que isto não está bem... ó Luís.... “ Coitado do Luís Madeira, teve sempre uma paciência enorme para nos esclarecer com um sorriso e uma piada.
Entre suporte básico de vida, coberturas, hemorragias, garrotes e tantas outras coisas que simulámos e pusemos em prática, até tive vontade quando terminei o exame e percebi que a semana tinha passado tão rapidamente, que o curso se prolongasse.
A Carina a colocar uma cobertura com duas ligaduras...
O manual do curso que vai servir de auxiliador de memória...
Superou largamente as minhas expectativas e foi sem dúvida uma mais valia.
Amigos preparem-se que vou ter que pôr os novos conhecimentos em prática ;-)